sábado, 9 de junho de 2012

A dádiva de ser terapeuta


A relação entre paciente (ou, como se costuma dizer nas abordagens humanistas, “cliente”) e terapeuta é um tipo de relação com características muito peculiares. Embora tal relação se estabeleça por fins comerciais (no sentido em que o cliente procura o terapeuta solicitando um serviço e paga por ele), a dimensão dessa relação assume uma profundidade tal que dificilmente encontramos algo parecido em nossas relações cotidianas.

À medida em que o cliente sente-se à vontade na presença do terapeuta, sua confiança nele vai se solidificando, sessão a sessão, e assim o cliente se aprofunda mais e mais em suas questões. O terapeuta essencialmente ético sabe da responsabilidade de testemunhar as questões mais delicadas que seu cliente traz, sejam elas seus maiores medos, sonhos, desejos ou angústias.

Conhecer o mais íntimo de uma pessoa é uma enorme dádiva! Sempre me sinto incrivelmente honrada, não só pela confiança depositada em mim, mas também porque me é revelada muita beleza na essência humana, mesmo nos discursos tristes e nas dores sofridas da vida. E à medida em que acolho o discurso repleto de emoções que meu cliente traz para a terapia, necessariamente me sinto enriquecida.

Talvez isso aconteça pelo fato de que as pessoas que procuram psicoterapia quase sempre querem ser pessoas melhores. Normalmente querem se conhecer, querem entender o que estão fazendo de errado, uma vez que sentem que se algo não está muito certo em suas vidas, algo de errado estão fazendo. O que acontece com frequencia é que o “algo errado” que estão fazendo é terem se alienado de si mesmas, não percebendo suas totalidades, não respeitando os próprios limites.

À medida em que o cliente se revela para o terapeuta e é acolhido por este, a aliança terapeutica se estabelece. O cliente sente-se aceito do jeito que é, sua autoestima se fortalece e ele se sente com mais coragem para encarar suas dificuldades e trabalhar mais a fundo suas questões.

E isso é só o começo...



Obs: Este post é dedicado aos meus queridos clientes, que, revelando-me suas essências, enriquecem tanto a minha existência.